Álbuns que gostei em 2021

Seguindo a ideia de um amigo, vou colocando aqui os álbuns lançados em 2021 que eu gostar mais. Atualizações com o passar do ano. (Se clicar na imagem tem link pro álbum no Spotify)

Josué Dias
15 min readJan 8, 2021

Pra quem gosta de playlists, fiz uma com as músicas favoritas dos álbuns indicados e alguns lançamentos soltos também, que também vai sendo atualizada com o passar do ano: https://open.spotify.com/playlist/0UFHm6UlnygcU8DKBj3b4a?si=d21d0fdfaf284c8b

JANEIRO

Jazmine Sullivan — Heaux Tales (2021)

Primeiras impressões: Sexy e curtinho. A voz de Jazmine é uma delícia e ela escolheu muito bem com quem fazer os feats.

Músicas favoritas: Pick Up Your Feelings, On It feat. Ari Lennox e The Other Side

André Dias sentado num banco de frente para o mar, de costas para a câmera e pombo andando no chão em frente ao banco

.

.

.

André Dias — Primeiros Tons (2021)

Impressões: Duas músicas muito lindas. Bem mal tem um violão pesado e uma letra carregada ao mesmo tempo que Cacos vem com uma melodia e arranjos mais suaves, mas uma letra igualmente carregada.

Música favorita: Bem mal e Cacos (impossível escolher entre as duas haha)

.

.

Afrocidade — Afrocidade na Pista (2021)

Impressões: O que faltou em quantidade de música, sobrou de gostinho de verão em Salvador. Na hora veio a lembrança dos Afrobailes. Sdds.

Músicas favoritas: Eu Vou no Gueto e Baby Te Liguei

.

.

.

DVSN — Amusing Her Feelings (2021)

Primeiras impressões: R&B moderno com uns beats de trap, bons feats (menos o de Future, pra mim essa música é qualquer coisa que nem o próprio Future). A vibe é bem legal do álbum num geral.

Músicas favoritas: He Said (feat. Miguel); Courtside (feat. Jessie Reyez); Dangerous City (feat. Buju Banton) e A Muse.

.

.

Arlo Parks — Collapsed in Sunbeams (2021)

Primeiras impressões: Daqueles álbuns que você coloca de manhã cedo pra começar o dia, com seu café da manhã. A voz de Arlo é uma delícia.

Músicas favoritas: Hurt, Too Good, Green Eyes e Caroline

.

.

FEVEREIRO

VanJess — Homegrown (2021)

Primeiras impressões: A capa já dá uma ideia de que vai ser um álbum com inspiração no disco e uma mistura com o R&B moderno. As vozes delas são aquela brisa em dias abafados, um alívio imediato.

Músicas favoritas: Slow Down, DYSFUNCTIONAL (prod. KAYTRANADA) e Come Over Again

.

.

BaianaSystem — Navio Pirata (2021)

Primeira impressões: O DNA do BaianaSystem tá espalhado por todo esse álbum, os ritmos característicos e as sonoridades que já são conhecidas de quem ouve e acompanha a banda.

Músicas favoritas: Reza Forte e O Que Não Me Destrói Me Fortalece.

.

.

.

Sam Dew — MOONLIT FOOLS (2021)

Primeiras impressões: O trunfo de Sam Dew é a sua voz maravilhosa. O álbum alterna entre beats mais animados e outros bem arrastados. Mas a amplitude da voz de Sam Dew rouba a cena sempre.

Músicas favoritas: NTWFL, THINKING OF YOU e MAKE IT KNWON

.

.

Lo Village — Lost in America (2021)

Primeiras impressões: Quando eu coloquei pra ouvir a primeira vez eu achei que ia vir um R&B suave e pesado, mas veio um Rap boladíssimo, as vozes do trio, apesar de suaves, vem carregadas de uma história muito forte.

Músicas favoritas: Sick, Lost in America e Run

.

MARÇO

PINK SWEAT$ — PINK PLANET (2021)

Primeiras impressões: Eu conhecia ele mais pela estética que pelo som, e ele consegue casar a suavidade de sua imagem com o som que ele produz. Um ótimo álbum pra ficar bem suave e de boas.

Músicas favoritas: Not Alright, Icy e At My Worst (feat. Kehlani)

.

.

.

CORRENTEZA — THIAGO ELNIÑO (2021)

Primeiras impressões: O que eu mais gosto da obra do Thiago Elniño são as letras de suas músicas. Mas os sons, os boombaps ecoam aqui no peito quando as ouço também.

Músicas favoritas: Baque (feat. Mingo Silva), Dengo (feat. Zé Manoel) e Vampiros Veganos (feat Luciana Dom)

.

.

NEPTUNE — GALLANT (2021)

Primeiras Impressões: Eu sou muito suspeito pra falar de Gallant, porque ele é um dos meus cantores favoritos, mas esse álbum tem muita influência dos que vieram antes dele no R&B. Beats lindos, voz impecável, baita EP.

Músicas favoritas: Comeback., Julie., Chemical Romance. e Third Eye Blind.

.

.

DEACON — SERPENTWITHFEET (2021)

Primeiras impressões: Eu me apaixonei no momento que fui apresentado “Same Size Shoes”. Desde então tava na expectativa por esse álbum e não fui decepcionado. R&B suave e elementos eletrônicos e letras sobre coisas bonitas.

Músicas favoritas: Same Size Shoe, Sailor’s Superstition e Heart Storm (feat. NAO)

.

DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO — RICO DALASAM (2021)

Primeiras impressões: Uma coisa que eu não posso dizer do Rico Dalasam é que o som dele não é sincero. Álbum emocional, sobre amores, desamores, desafio e reconstrução.

Músicas favoritas: Expresso Sudamericah, Mudou Como? e Estrangeiro

.

WE ARE — JON BATISTE (2021)

Primeiras impressões: Caí de paraquedas nesse álbum e foi uma bela surpresa. Também não sabia que é o compositor da música tema de Soul. Mas esse álbum mistura um pouco dos spirituals (uma pegada gospel), com um pouco de jazz e soul.

Músicas favoritas: WE ARE, CRY, SHOW ME THE WAY

.

.

HIGHER — MALIKA TIROLIEN (2021)

Primeiras impressões: Eu achei esse álbum por acaso nas minhas indicações do Spotify e eu não me arrependo de ter dado play. R&B alternativo com muita influência do rock é o só o começo da definição pra esse álbum. É bem diferente, mas vale a pena demais.

Músicas favoritas: CHANGE YOUR LIFE, DREAMIN’ e PRIÈRE.

.

ABRIL

DAS MAIS BELAS TRISTEZAS ÀS MAIS DOCES LEVEZAS — ANDRÉ DIAS (2021)

Primeiras impressões: Eu sou suspeito pra falar desse álbum. Mas esse álbum tem de tudo um pouco, diversos ritmos, letras bonitas e instrumental primoroso.

Músicas favoritas: O Véu, (A)Cromático e Be My Jazz

.

.

OSUMARE — OKWEI ODILI + BANDA AWETO (2021)

Primeiras impressões: Eu já acompanho Okwei tem uns anos e é bom demais ouvi-la em mais um trampo lindo de afrobeat, com uma vibe gostosa e animada.

Músicas favoritas: Show Your Colors, Hide and Seek e A Lua — Funky Remix

.

.

BXD IN JAZZ — YOÙN (2021)

Primeiras impressões: Das coisas mais interessantes do R&B BR. Que álbum delicioso, letras e melodias sobre amor e intimidade num belo embrulho de jazz, black music, MPB e R&B.

Músicas favoritas: Follow Me, Welcome e Cores e Pele

.

.

.

DON’T GO TELLING YOUR MOMMA — TOPAZ JONES (2021)

Primeiras impressões: Minha experiência com esse álbum começa com essa capa linda, e eu fui surpreendido pra melhor com o som desse álbum. Rap boom bap, muitas influências de soul e jazz também. Alta qualidade e bom gosto.

Músicas favoritas: Herringbones, Black Tame e Baba 70S

.

Maio

INTROSPECTION REIMAGINED — UMI (2021)

Primeiras impressões: É um belíssimo álbum de Jazz, com uma deliciosa voz. Músicas emotivas com muita força. Curto, mas muito forte.

Músicas favoritas: Open Up Reimagined, Where I Wander Reimagined e Bet Reimagined

.

.

.

THE OFF-SEASON — J COLE (2021)

Primeiras impressões: Um bom trabalho do J Cole com esse álbum, bons beats, ótimos feats. Algumas letras legais e outras nem tanto, mas vida que segue. Som lembra um pouco mais sons antigos do próprio J Cole.

Músicas favoritas: a m a r i, m y . l i f e (with 21Savage & Morray) e 1 0 0 . m i l ‘ (with Bas)

.

.

BE RIGHT BACK — JORJA SMITH (2021)

Primeiras impressões: Três anos depois do lançamento do Lost & Found, Be Right Back é um sucessor justo. A sonoridade é um pouco diferente do seu antecessor, algumas músicas um pouco mais pop/dançante, mas a voz de Jorja continua sendo o ponto alto do álbum.

Músicas favoritas: Bussdown (feat Shaybo), Digging e Weekend

.

CHEGAMOS SOZINHOS EM CASA — TUYO (2021)

Primeiras impressões: Apesar de num geral ser muito um som próprio da banda, o aumento no ritmo das músicas e maior predominância de elementos eletrônicos dá uma roupagem mais refrescante ao som do trio.

Músicas preferidas: O Jeito É Ir Embora, Pronta Pra Cair (feat Lucas Silveira) e Tem Tanto Deus

.

.

OJUNIFÉ — MAJUR (2021)

Primeiras impressões: O que eu mais gosto do som de Majur é o seu timbre de voz que te envolve, te confunde, te acaricia e te agride ao mesmo tempo. Dos ritmos afros, do pop, do samba, da mpb, esse disco é uma viagem de ritmos também.

Músicas favoritas: Ogunté (feat. Luedji Luna), Aquário e Última Dança

.

JUNHO

FOR MY FRIENDS — JACOB BANKS (2021)

Primeiras impressões: A voz, essa voz do Jacob Banks. Eu tenho dificuldade pra encaixar o som dele em alguma “caixa”, porque eu consigo ver o folk, o blues, o jazz, o R&B tudo ali, mas nada é puramente isso, e tudo isso alinhado com essa voz do Jacob Banks é só maravilhoso.

Músicas favoritas: Stranger, Too Much e Black N White

.

TABLE FOR TWO — LUCKY DAYE (2021)

Primeiras impressões: A sensação de que você tá acompanhando Lucky nos encontros que ele tem com suas parceiras de músicas, sete músicas, 6 com feats, um melhor que o outro.

Músicas favoritas: On Read (feat. Tiana Major9), The Window (feat. Mahalia) e Access Denied (feat. Ari Lennox).

.

.

BACK OF MY MIND — H.E.R. (2021)

Primeiras impressões: De primeira eu não saquei a proposta, mas ela segue numa vibe bem parecida com o último álbum. Atmosfera densa, arranjos musicais bonitos e bem feitos.

Músicas favoritas: We Made It, Lucky e Hold On

.

.

.

ROTHKOS, CHICKEN, AND WAFLES — OLD MAN SAXON (2021)

Primeiras impressões: Quem assistiu Rhythm & Flow na Netflix deve ter ficado de cara com a saída prematura dele também, porque ele é um puta músico. O seu som é bem divertido, puxado pro clássico e sempre muito sincero.

Músicas favoritas: Hell Yeah, Pay Dues e No Reason (feat. Luke Strand)

.

BROKEN HEARTS & BEAUTY SLEEP — MYKKI BLANCO(2021)

Primeiras impressões: Eu não sei o que eu esperava desse álbum, mas é incrível. Você consegue sentir a energia de Mykki nas músicas. House, disco, eletrônico anos 90, tá tudo aí.

Músicas favoritas: Summer Fling (feat. Kari Faux), It’s Not My Choice (feat. Blood Orange) e Fuck Your Choices.

.

WHY DON`T YOU TOUCH ME — LEON BRIDGES (2021)

Primeiras impressões: EP curtinho, 3 músicas sem muita enrolação. EPzinho pra relaxar e aproveitar a vibe suave (e até sofrer de leve).

Músicas favoritas: Why don’t you touch me, Motorbike e Sweeter (feat. Terrance Martin)

.

.

.

GOING NORMAL — MATT MARTIANS (2021)

Primeiras impressões: Matt Martians chegou de surpresa pra mim, mas que bela surpresa. Eu pensei muito no som dele e o quanto me é familiar até saber que ele é integrante do The Internet. Belo disco!

Músicas favoritas: Happiness Inside, Killer California e God Said It’s Ok To Fall

.

.

CALL ME IF YOU GET LOST — TYLER, THE CREATOR (2021)

Primeiras impressões: A internet para quando Tyler lança algum álbum. A cada álbum é uma evolução do seu anterior, nas letras, na sonoridade, no jeito de apresentar seu conceito.

Músicas favoritas: CORSO, WUSYANAME (feat. YoungBoy Never Broke Again & Ty Dolla $ign) e SWEET/I THOUGHT YOU WANTED TO DANCE (feat. Brent Faiyaz & Fana Hues)

.

PLANET HER — DOJA CAT (2021)

Primeiras impressões: Essa é a primeira vez que eu realmente gosto de um trampo da Doja Cat e esse álbum é bem divertido e tem muitos ritmos e referências boas na construção das músicas.

Músicas favoritas: Woman, Need to Know e You Right (feat The Weeknd)

.

.

.

THICKER THAN WATER — RUM.GOLD (2021)

Primeiras impressões: Indicação de minha amiga Narla, eu tava num dia muito esquisito e esse álbum me puxou de um umbral sinistro. R&B 2010’s modernoso, mas bem orgânico

Músicas favoritas: Niagara Falls, Greed e Thicker Than Water

.

.

JULHO

TEMPORARY HIGHS IN THE VIOLET SKIES — SNOH AALEGRA (2021)

Primeiras impressões: Logo de cara eu me apaixonei com a simplicidade no som e como a voz de Snoh soa lindamente aqui. Completamente hipnotizado pelo álbum e um dos favoritos do ano.

Músicas favoritas: LOST YOU, TANGERINE DREAM e IN THE MOMENT (feat. Tyler, The Creator)

.

VINCE STAPLES — VINCE STAPLES (2021)

Primeiras impressões: Vince vem pra esse álbum de forma bem menos enérgica que em seus outros álbuns. Beats mais lentos, vocais mais baixos, vibe mais amena. Ele ainda não lançou álbum ruim e continua

Músicas favoritas: ARE YOU WITH THAT, TAKING TRIPS e TAKE ME HOME feat Fousheé

.

.

RY RY WORLD — MARIAH THE SCIENTIST (2021)

Primeiras impressões: eu gosto MUITO da produção desse álbum: dos beats às ambientações à voz de Mariah, tudo parece em seu lugar.

Músicas favoritas: Aura, Walked In (feat. Young Thug) e 2 You.

.

.

.

THE ASYMPTOMATIC WORLD EP — YVES TUMOR (2021)

Primeiras impressões: Yves Tumor segue sendo mais um dos expoentes do rock feito por pretos. Esse EP traz muitos sons do anos 00 e referências ainda anteriores como as camadas de guitarras do shoegaze.

Músicas favoritas: Jackie, …And Loyalty is a Nuisance Child e Katrina

.

.

…LATELY I FEEL EVERYTHING — WILLOW (2021)

Primeiras impressões: O que dizer de Willow, né? Esse álbum é fruto de um caminho de chegada no rock desde o seu último álbum solo alternativo chamado Willow. Mais distorção e mais força, o Pop Punk forte aqui nesse álbum

Músicas favoritas: naīve, Come Home (feat Ayla Tesler-Mabe) e XTRA (feat Thierra Whack)

.

DUSK & DAWN — RASHARN POWELL (2021)

Impressões: R&B moderno, bom pra quem gosta de Frank Ocean e The Internet, esse álbum é um prato cheio.

Músicas favoritas: Blunder, Twelvemonth e Smithereens (feat AB001)

.

.

.

MADAME GOLD — GAVIN TUREK (2021)

Impressões: Esse disco é uma delicia pra quem quer curtir um pop inspirado nos anos 70–80, com uma roupagem mais moderna da era disco, sem falar na voz deliciosa de Gavin.

Músicas favoritas: 2AM, SLIDE (feat bLAck pARty) e ILLUSIONS

.

.

.

THE HOUSE IS BURNING — ISAIAH RASHAD (2021)

Impressões: Esperei bastante por esse álbum, a primeira impressão foi meio estranha, mas cresceu bastante com o passar das audições. Rap bem chill, característica básica do som do Isaiah.

Músicas favoritas: Headshots (4r Da Locals), All Herb (feat Amindi) e SCORE (feat SZA & 6LACK)

.

AGOSTO

THAT SECRET SAUCE — JEROME THOMAS (2021)

Impressões: Se tu tá procurando um som tipo Marvin Gaye, sexy, anos 70, sensuellen, essa é a pedida. A voz do Jerome tem algo de vintage, ao mesmo tempo que o som não parece datado e nem parado no tempo.

Músicas favoritas: That, Secret e Settle Down

.

.

WHEN SMOKE RISES — MUSTAFA (2021)

Impressões: Se você não conhece Mustafa, a capa não vai te preparar pro que você vai ouvir. Violões, pianos, vozes suaves e um folk arrastado é o que você vai encontrar.

Músicas favoritas: Separate, Capo (feat Sampha) e Ali

.

.

SETEMBRO

SOMETIMES I MIGHT BE INTROVERT — LITTLE SIMZ (2021)

Impressões: Com certeza o álbum que eu mais esperei de 2021. Foi tudo maior inclusive do que eu esperava. Letras impecáveis, flow único, sons que viagem em vários lugares da diáspora negra britânica. AOTY no meu coração.

Músicas favoritas: I Love You, I Hate, Standing Ovation e Rolling Stone

.

QUEEN OF THE SOUTH — SHAYBO (2021)

Impressões: Rap britânico cheio de energia, muita influência do afrobeat, do drill, boombap.

Músicas favoritas: Bad Gyal, Broke Boyz (feat DreamDoll) e My Sister (feat Jorja Smith)

.

.

.

DIGITAL TEARS — RIMON (2021)

Impressões: Rimon tem uma voz tão calmante que traz conforto pra quem ouve. Digital Tears de começo parece que vai pra um caminho mais eletrônico, mas a pegada orgânica dos instrumentos continua muito presente.

Músicas preferidas: Feed Me, iClout (feat EARTHGANG) e Mountain Views

.

.

THE MELODIC BLUE — BABY KEEM (2021)

Impressões: Pra mim um dos álbuns de rap mais interessantes do ano até agora. Som instigante, dinâmico, animado, mas também não só isso com sons profundos também.

Músicas favoritas: pink panties, family ties (feat Kendrick Lamar) e booman

.

.

.

PURAKÊ — GABY AMARANTOS (2021)

Impressões: Segundo álbum de Gaby Amarantos mostra uma Gaby muito mais madura, dona do seu próprio som, melhor, maior e mais forte. Parcerias de peso, um dos melhores discos do ano fácil.

Músicas favoritas: Última Lágrima (feat Dona Onete, Elza Soares e Alcione), Rio e Vênus em Escorpião (feat Ney Matogrosso e Urias)

.

CHEGAMOS SOZINHOS EM CASA — TUYO (2021)

Impressões: Já digo de antemão que eu detesto lançamento de álbum parcelado, porque nos oferece experiências muito estranhas e incompletas. Ainda bem que o Deluxe corrigiu isso aí e deu mais força ao álbum como um todo.

Músicas favoritas: O Jeito É Ir Embora, Fracasso (feat Lenine) e Saudade Impura

.

BLK VINTAGE — BLK ODYSSY (2021)

Impressões: R&B modernoso, mas com mais influências pro soul e jazz e claro alguns outros ritmos como afrobeat, gospel. É uma carta de amor à cultura musical preta.

Músicas favoritas: BIG BAD WOLF/SOBER, MURDA e GHOST RIDE

.

.

.

AND THE LIFE WAS BEAUTIFUL — NAO (2021)

Impressões: Outro dos álbuns que eu mais esperei em 2021, e também não fui decepcionado. Mensagem super positiva, de reafirmação, cura e positividade. Esse álbum é beleza pura.

Músicas favoritas: Messy Love, Glad That You’re Gone e Little Giants

.

.

WARS & WANDERS — D SMOKE (2021)

Impressões: Ainda sobre expectativas, um segundo álbum do D Smoke para 2021 não era uma delas. Mas que bom que veio. Não tão forte quanto o primeiro, mas letras e músicas muito boas que crescem com o tempo.

Músicas favoritas: Wars & Wanders, Crossover (feat WESTSIDE BOOGIE) e Say Go

.

.

DELTA ESTÁCIO BLUES — JUÇARA MARÇAL (2021)

Impressões: Sendo bem sincero eu nunca sei o que esperar de um álbum de Juçara Marçal porque sempre vai ser um som muito diferentão e esse disco é exatamente isso. Muito experimental, muito forte ao mesmo tempo. Juçara é uma das forças da natureza.

Músicas favoritas: Vi de Relance a Coroa, Ladra e Crash

.

--

--

Josué Dias

Não é pra levar nada que tá escrito aqui a sério, mas se quiser pode.